Djanira por Djanira

Um breve histórico da minha vida

 

Ainda criança já havia em mim o propósito de realizar as tarefas de escola e de casa sempre com muita vontade de fazer da melhor forma.

Na adolescência sempre fui líder dos trabalhos em grupo e gincanas da escola, participei de maneira efetiva nas datas comemorativas como, por exemplo: Dia do ancião sempre promovia a ida de duas senhoras carentes para serem homenageadas e receberem presentes e cestas básicas. Sentia-me feliz em promover aqueles momentos de bem-estar para elas.

Do mesmo modo promovia a presença de personalidades ilustres da cidade como escritores para receberem homenagens.

Cedo percebi que a força tem nome, e se chama determinação, e que faria parte da construção da minha história de vida. 

Morei na casa da minha mãe, na cidade de Crato Sul do Ceará, até os 17 anos de idade. Aos 6 ela e o meu pai separaram-se.

Minha mãe, mulher guerreira assumiu a responsabilidade e fomos em frente. Ela era costureira de roupa social masculina, era católica e eu freqüentava a igreja com ela aos domingos para assistir a missa. No seminário fiz cursos de pintura e ensinei muitas crianças a rezar para fazerem à primeira comunhão.

Por outro lado, o que me fascinava de verdade era estudar e participar das manifestações políticas em época de eleições. Claro que naquele tempo não assimilava o verdadeiro sentido e a razão de ser de uma ideologia. O que importava era participar, ter opinião de que tal partido era o favorito e fazer campanha para o candidato ganhar.

Ainda não tinha noção de que a política era algo latente no pulsar das minhas veias.

Outra coisa que gostava de fazer era transmitir o conhecimento. Pendurei um quadro verde na parede da sala e alfabetizei várias crianças vizinhas.

Vivíamos com simplicidade. Antes de a minha mãe construir sua casa morávamos numa das casas dos meus padrinhos Cesar Pinheiro e Almina Arraes. O que me reporta mais uma vez ao meu gosto pela política. Lembro-me perfeitamente da ocasião em que o saudoso Miguel Arraes foi anistiado e eu lá estava na casa da mãe dele.

Hoje vejo a vida como uma viagem de trem e numa estação de Natal, eu e a minha mãe viajamos para o Rio de Janeiro, (final de 1977) para passar as festas de final de ano na casa do meu irmão mais velho.  Ele morava na Ilha do Governador, numa grande comunidade.

Meu pai morava próximo e já havia constituído outra família. Então conheci um tio, irmão do meu pai, e o mesmo se prontificou a procurar um trabalho para mim. E encontrou. Conversei com minha mãe e concordamos que eu ficaria.

Meu primeiro emprego foi numa confeitaria famosa no Cocotá na Ilha do Governador.

Pouco tempo depois fui trabalhar numa fábrica de antenas e me dei conta de que não havia mais alguém para decidir por mim, assustou-me a ideia de liberdade e independência, mas segui em frente, afinal, havia feito minha escolha.

Também me lembrei de que teria que retomar os estudos, nada me faria desistir do meu propósito de estudar. Não podia pagar uma escola particular, então fui trabalhar num colégio e ganhei uma bolsa onde fiz o primeiro científico que terminei algum tempo depois.

Além disso, passei pela cozinha de um general durante 21 dias, enquanto conseguia a vaga numa empresa para ser cobradora de ônibus, de onde sai para trabalhar na empresa pública onde estou há 24 anos.

Sempre mantendo a Constância de Propósito e a Determinação, fiz faculdade de Administração de Empresas e duas Pós-Graduações: Sistemas de Qualidade e Produtividade e Docência de Ensino Superior.

Ainda na faculdade fundamos uma empresa de consultoria Junior, e após me graduar permaneci na faculdade por dois anos porque implantei um programa de curso, coordenei, inclusive ministrando aulas de Excelência no Atendimento a Clientes.

Na empresa desde os primeiros anos me preparei e ocupei funções de chefia e confiança, mas ainda existia um objetivo maior. Tornar-me uma profissional de nível superior na empresa. Prestei concurso público em 2006 e fui reclassificada.

Todos esses anos trabalhando na área de negócios interagindo com grandes instituições públicas e privadas adquiri uma vasta experiência em negociação e tudo que seja pertinente à gestão comercial, de processos, de projetos, e principalmente de pessoas e com foco na excelência do atendimento a clientes em todas as áreas.

Prestei consultoria, disseminando a metodologia DCE – Desenvolvimento Continuo para a Excelência, realizei palestras para equipes de vendas, e treinamento para implantação do Programa de Qualidade em empresas privadas. Até ser reclassificada quando se tornou inviável a continuidade pela incompatibilidade de tempo em função das novas atribuições do cargo.

 Outra estação: E surge a poetisa

Ainda na faculdade comecei a escrever poesias e atualmente estou com uma obra registrada na EDA – Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, cujo nome é: “No barulho do meu silêncio interior”, já na fila de produção da editora com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano.

Sempre pensei em realizar algo para registrar minha passagem por aqui. E, após conhecer o trabalho realizado pela ONG Mulher Que Faz, da qual tenho a honra de fazer parte, atualmente, decidi transformá-lo em objeto principal para realizar um projeto social beneficente literário denominado “Poética Corrente do Bem”, tocar as pessoas, por meio da poesia em favor dos menos favorecidos e assistidos por instituições não governamentais e de comunidades carentes.

Além disso, a ideia é apresentar nas escolas públicas e privadas, visando a incentivar os alunos a leitura de poesias, a interpretação e percepção da mensagem e ao desenvolvimento de habilidades com a escrita.

Este projeto criará vida a partir da observação de uma realidade e do desejo de transformá-la. Por isso, funcionará como elo entre a vontade de provocar mudanças e a situação identificada.

Mas os desafios da vida não param. E vamos embarcar em outra nova estação: Resgatar a força de vontade e o interesse pelo campo político.

É forçosamente compreensível que todo cidadão que está atento a situação que se faz presente na Educação, Saúde, Cultura etc… Manifeste o desejo de participar e contribuir para melhorar, senão provocar mudanças.

Faz parte da viagem de trem na vida, trabalhar em prol da construção da própria história que se dá quando se ama o próximo, tem Deus no coração e conduz as atitudes pelos princípios da Fé, que salva, e do amor que consola.

E quando chega a hora não tem jeito. É abraçar a missão e fazer o que melhor há para fazer.

Hoje, aos 5o anos de idade, percebo que no balanço das perdas e ganhos, sem deixar de contabilizar os danos, ainda sinto a força do meu interior apontando para uma caminhada em busca de dias melhores para os cidadãos do amanhã que hoje sofrem nas escolas, as consequências do poder, da autoridade, e do preconceito. Isso porque deixa-se de considerar o mais importante para o êxito: A Gestão da Educação. Que começa pela educação familiar.

Diante desse quadro, me dei conta de que ainda posso contribuir para transformar pelo menos, parte dessa realidade. É com muita Fé em Deus que proponho uma ação com a participação de educadores conscientes e responsáveis da missão que trazem nas mãos de educar, problematizar, conduzir e desenvolver o senso crítico dos alunos, clientes, que será o produto entregue a sociedade.

A escola tem o papel de processar o talento já existente no individuo e desenvolver sua capacidade de pensar, ampliar sua visão de mundo, para que ao sair para a vida, em sociedade, para o mundo empresarial competitivo, seja capaz, no mínimo de gerir as suas escolhas e decisões.

Por fim, e entre esses dois pilares: Política e Educação eu proponho um relacionamento à Gestão, e passo a vida a limpo, enquanto caminho para fazer a minha parte, sempre de estação a estação. Passo a passo.

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2011

Djanira Felipe de Oliveira

Anúncios
  1. Querida Djanira,

    Fico feliz em visitar o seu espaço e conhecer um pouco da sua vida guerreira.
    A determinação é a fonte que nos movimenta em direção aos nossos sonhos e anseios!
    Você é uma pessoa de fibra e, tenho absoluta certeza, que alcançará todos os seus propósitos!
    Sucesso sempre!
    Beijos
    Flávia

    • DJANIRA FELIPE DE OLIVEIRA

      Flávia, minha querida amiga, consultora, escritora e tudo de bom que existe a mais… Estamos juntas no caminho. Aprendendo a cada dia. O importante é que somos responsáveis por compor a nossa história e com tantos atores amigos que Graças a Deus fazem parte poruqe sozinhos nada somos.
      Te vejo no lançamento.
      Beijo,

  2. Rubens do Rego Barros Neto

    Djanira,

    Parabéns pelo seu Blog. Ficou muito bom. Fico grato por me permitir conhecer um pouco mais de você. Que esse momento seja um grande passo na sua carreira como escritora e educadora, afinal de contas não foi fácil chegar até aqui (pela sua história de vida).

    Que Deus possa continuar abrindo os seus caminhos para que consiga, a cada dia, atingir suas metas pessoais e profissionais.

    Nota 10 minha presidente!!!! rsrsrsrsrs

    Um forte abraço,
    Rubens Neto.

  3. Olá Djanira, como vai?
    Fiquei muito feliz ao ver sua notificação sobre o Blog.
    Essa é minha primeira visita mas, prometo que irei acompanhar suas atualizações.
    Como professora, apoio sua causa e como pessoa, admiro sua dedicação.
    Parabéns e sucesso.

    Ana Sales

  4. DJANIRA FELIPE DE OLIVEIRA

    Ana,
    Fico feliz pelo apoio a causa e pela admiração. Você sabe como é difícil para nós esse cenário atual da Educação.
    Estamos Juntas!
    E me siga também no Twitter. No facebook já está.
    Muita PAZ!

  5. Ola !
    Minha cara amiga, muito sucesso é o que lhe desejo, a vida é uma busca constante e nessa busca cada dia é um belo presente dado por DEUS. Aproveite todos os presentes com muita garra e com determinação ,que é a sua marca registrada. Estou com voce sempre.

  6. Sylvia Jane Crivella

    Parabéns Djanira por sua jornada! Que vc continue a ter sucesso em cada “estaçāo” pela qual vc passar. Para nós é uma honra tê-la em nossa ONG, pois vc é realmente uma mulher que faz! Deus te abençoe!

  7. Djanira, acabo de comentar em nosso papo pelo Face… mas deixo registrado aqui meus parabéns por você ser a pessoa que é!
    Sucesso… sucesso… sucesso…. mais…mais… mais….
    Beijos,
    Monica

  8. Parabéns, Djanira, pela coragem e determinação.
    Lembre-se: “Cor uno at anima una pro Brasilia”

  9. Querida doce amiga,

    Vai nessa !! Arrebenta!
    O blog está lindíssimo Primeiro porque você merece e depois por ter sido feito por pessoas tão profissionais e maravilhosas que são a Pastora Sandra e a Carol!!

    Sua amiga Eliana Ovalle

  10. Querida amiga, fiquei feliz de poder constatar que voce é uma lutadora assim como eu, e, que nunca deixou de buscar à realização de seus ideais e projetos. Continue assim . Sucesso e conte sempre com meu apoio. Glória

  11. Rosemere Ottero de Moraes

    Djanira, parabéns pela mulher que você é batalhadora, determinada, guerreira …..
    Sucesso sempre é o meu desejo.

    Rose – Secretária GERAD/DR/RJ

  12. Cara Djanira:

    É muito bom conhecer os novos talentos dos nossos amigos, a conheço há alguns anos e o seu sucesso e talento no campo profissional eu vejo de perto. Mas descobrir que além de gestora, há também uma escritora, poetisa, educadora e uma entusiasta do trabalho social me deixa muito feliz por estar no seu ciclo de amigos.
    Parabéns e muito sucesso em seus novos projetos.

    Grande beijo
    Jean Pierre

  13. Jean, querido amigo, suas palavras me emocionam porque sei que são verdadeiras. Agradeço a Deus pela sua vida e por ter a extraordinária oportunidade de ser sua amiga.
    Vamos juntos!
    beijo fraterno.

  14. Deja , sua cunhada preferida lhe deseja muito sucesso nessa sua nova emprei-
    tada, que DEUS ,,continue a iluminar o seu caminho sempre., mais e mais…

    um beijo grande, da sua sempre cunhada.

    ZU

  15. Djanira Felipe de Oliveira

    Obrigada minha cunhada preferida e muito querida. Pensei que ia confirmar a presença no lançamento. Continue acompanhando os acontecimentos. Sua presença é muito importante. Beijos

  16. Prezadíssima Djanira,
    Parabens, emocionante sua história de vida, mulher guerreira de fato. Mais ainda em saber que é afilhada de dna Almina Arraes, tenho um grande apreço pela familia Arraes, na Camara Federal tenho o prazer de conviver com a Deputada Ana Arraes, Lider do PSB de Eduardo Campos, Governador de Pernambuco.
    Fico feliz pela iniciativa de filiar-se ao nosso Partido(PRB). Certamente teremos oportunidade de trocar experiências, porque temas como os que destaca Politica e Educação precisam de pessoas corajosas para mudar o cenário que hoje se encontra.
    Estaremos sempre a disposição.
    Saudações Republicanas
    Vitor Paulo

  17. Djanira Felipe de Oliveira

    Caro Dep. Fed. Vitor Paulo,
    Obrigada pelo acesso e pelo comentário. É uma honra ler sua mensagem, e principalmente, porque foi no ponto que mais me toca: Minha Madrinha Almina Arraes. Quanto a filiação ao PRB/RJ, antes, li o Estatuto e o Programa. Concordo que temos que, senão mudar, pelo menos tranformar essa realidade. Acredito que teremos oportunidades, sim, de conversarmos e fortalecer os laços entre filiada e liderança partidária.
    Creio que já posso dizer: Saudações Republicanas,
    Djanira Felipe

  18. alminaarraes de alencar pinheiro

    Djanira querida
    Tenho por voce grade admiração,pelo seu espirito de luta,determinação é um exemplo de vida ,para os menos corajosos.A vida é luta e para vencer a batalha nos caminhos que o destino nos leva é necesário força de vontade e personalidade e tudo isso você traz segurando nas mãos o faixo luminoso da chama ardente da retidão do seu pensar
    Um abraço saudoso da madrinha

  19. Djanira Felipe de Oliveira

    Madrinha Almina,
    Sou uma pessoa privilegiada por ser sua afilhada e ter a oportunidade de compartilhar momentos da minha vida seja de alegria, dúvidas, vitórias, e outros tantos. Ler sua mensagem, é algo tão emocionante que jamais poderei duvidar da existência e da Graça de Deus. Obrigada pela manifestação de carinho e pela atenção e presença marcada desde minha infância até os dias de hoje. Saiba que te amo muito. E agardeço sempre pela sua existência em minha vida.
    beijo carinhoso, sua afilhada.

  20. Estimada Djanira.
    A sua história de vida, certamente é algo muito especial, quero ter mais oportunidade de estar mais perto de ti querida amiga, sim…. amiga! mesmo estando eu ausente, OBS. “A partir de já não estarei mais!
    Amo vc em Cristo.
    Bjs
    Márcia Fernanda.

  21. ESTIMADA DJANIRA, O MEU CARINHO POR TI É SINCERO, SAIBA QUE PODE CONTAR SEMPRE COM A MINHA AMIZADE.
    DEUS A ABENÇÕE!

  22. Djanira Felipe de Oliveira

    Querida Márcia, acredito que todo ser humano tem a missão de compor a sua história de vida e por isso penso que se assim o é, temos que compor uma história, no mínimo especial dentro das nossas possibilidades. A sua história também é especial! Assim como você. Obrigada pelo acesso. E estaremos próximas com certeza. Abraço Fraterno.

  23. Amiga!!! o blog esta bombando, como diz a garotada, fico feliz em vê e sabe que tudo vai ou esta dando certo. DEUS está no comando. Saúde e muita paz para que seja feliz sempre.
    Bjus. da amiga

  24. AMÉM! e GRAÇAS A DEUS PELO COMANDO. BJS.

  25. Ana Maria Andrade de Alencar Tavares

    Djanira
    Moramos em Crato na mesma época e com certeza nos cruzamos muito, minha mãe até hoje mora perto da casa de Almina, são primas e se encontram todos os dias.
    Gostei muito do seu blog, parabéns.
    Muito bom ver uma Cratense brilhar!!!!!

    • Cara Ana,
      Que eu consiga fazer as palavras mágicas para expressar a alegria ao ler o seu comentário. E mais ainda pelo acesso ao BLOG.
      É maravilhoso esse contato. Jamais esquecerei minhas origens. Tenho acesso ao BLOG do Crato e posto mensagens aos Cratenses.
      Atualmente o maior tesouro que tenho lá é a minha Madrinha Almina, que para mim é uma Benção. Obrigada pela atenção e vamos continuar a trabalhar o BLOG com amor para vocês. Vou adicioná-la aos meus contatos, caso não se incomode.Um abraço farterno.

  26. Wilson Alexandre Ribeiro

    Djanira,

    Quão bom e agradável é, agora aposentado, após ter o privilégio, de conhecer pessoalmente o seu afinado profissionalismo,poder do conforto do meu lar, curtir e acompanhar as suas obras, através do acesso ao seu blog.
    Tenho a certeza, de que, este é o início de uma grande obra, que você vai nos proporcionar.
    Que Deus a guie e a proteja em todos os segmentos de sua VIDA.
    Beijos.

  27. AMÉM, Wilson, meu amigo, fico feliz em contar com a sua presença, e participação nesse trabalho. Você entendeu bem que a obra está apenas começando. E acredite, será realizada com toda convicção, em prol do Bem Comum. Conto com a sua preciosa participação. Obrigada pelas palavras de incentivo. Grande beijo.

  28. Parabéns! Djanira caminhando em passos lentos e moderados voce esta chegando lá. Continue assim e voce verá que durante a caminhada se aprendeu, conheceu e entendeu muita coisa. Seu Blog esta muito atraente, por isso esse numero significativo de acessos. Bjus querida.

  29. Djanira Felipe de Oliveira

    Um dia de cada vez, passo a passo. A vontade de Deus somente irá levar-nos aonde a graça dEle possa nos alcançar. Obrigada pelo acesso e pela participação.

  30. Olá Djanira, sou o Bruno da Vivo lembra? Como esta o galaxy 5? rsrs, brincadeira…^^

    Parabéns pelo Blog esta mto bem estruturado, sucesso na sua caminhada, bjs.

  31. Boa noite,

    Que bom poder ler um pouco mais sobre suas estações, que o ano de 2012 lher traga muitas surpresas maravilhosas e seus projetos concretizados. Seu Blog está bombando! Parabéns… Um abração.

  32. Olá Silvia
    Que bom saber que continua conosco, via BLOG, acessando e participando desse importante projeto. Obrigada pela atenção e pelos votos de incentivo. Com certeza em 2012 teremos diversas surpresas e vitórias. Claro que para isso contamos com a sua presença efetiva porque é a razão da existência do BLOG.
    Grande abraço e felizes estações em 2012.

  33. Boa Tarde,

    Djanira,

    a paciência e amarga, mas os seus frutos são doces.

    com muita determinação e humildade, iremos caminhar para a vitória.

    abraços eternos,

    Itamar

    • Itamar,
      Obrigada pela mensagem. Você fortalece a minha crença de seguir em frente. Conto com você junto nessa caminhada. peço, porfavor, que continue acessando e acompanhando o BLOG. Fique à vontade para comentar, sugerir ou criticar. Abraços Fraternos,
      DJANIRA FELIPE – Mulher que escreve e mulher que faz.

  34. Lendo a sua vida me emocionei muito e relembrei da nossa infância e um pouco da nossa adolescência pois logo você foi embora eu também saí da rua que nós morávamos.mais a gente ficou se correspondendo,lembra?Depois mudei para Farias Brito,me casei,ainda mantivemos contato e você ainda me visitou lá depois perdemos o contato,só agora nos encontramos pelo face.Foi ótimo te reencontrar.Estou orgulhosa por você.Foste como um soldado diante de uma torre poderosa no qual venceste digo não todas as batalhas porque ainda está na batalha que Deus todo poderoso continue derramando chuvas de bênção sôbre você.Abraços!

  35. Olá Djanira!!!
    Amei seu blog.
    Bjs no coração

    • Olá Renata!
      Fico feliz que gostou. Continue conosco porque este canal apresenta matérias de interesse da sociedade e que promovam o bem comum. Acessei agora e acredito que a assessoria esteja fazendo alguma adequação pelos links laterais que estão faltando. Logo estará normalizado. Vamos nos falando. Grande abraço.
      Djanira Felipe.

  36. Boa tarde Sra (ou Srta) Djanira:

    Legal seu site!
    O encontrei pela linda imagem de DIA DOS ANIMAIS… Alias que imagem bonita.
    Estes merecem nosso respeito/dedicação e infelizmente ainda passam por tanta coisa ruim.
    Eu, que sou um fascinado por estes: e nem me envergonho de mostrar tanta obsessão ajudo quando posso e quando não posso. Costumo dizer que onde moro seria a ARCA DE NOÉ mesmo.
    Li sua biografia – interessante; que por sinal se parece com minha história. Tenho origens no CE e estes se mudaram para o RJ (onde nasci). Resido na capital gaúcha desde 1995 (e há uma rua aqui chamada Felipe de Oliveira).
    Mencionas o bairro ILHA DO GOVERNADOR, fui pouco neste: sei que o aeroporto se localiza em tal bairro. Recordo de que quando viajava à REGIÃO DOS LAGOS (onde tínhamos uma casa) algumas vezes eu e família levávamos minha mãe antes à uma cabelereira no respectivo bairro. Achava até bonito o lugar. Nem sei se esta ainda trabalha.
    Li que tens um objetivo de AJUDAR, PRODUZIR COISAS BOAS: isso é ótimo. E que publicastes alguns livros. Confesso que até tenho vontade de os ler.
    Encerro meu (meio que LONGO) texto aqui. Bom me comunicar com alguém que pensa como eu.
    E sucesso aí nos trabalhos (e ENSINAMENTOS).

    Saudações,
    Rodrigo

    * Até irei salvar a imagem dos bichos para ver mais vezes. Uma das mais bonitas que já encontrei.

    • Caro sr. Rodrigo,
      Sinceros agradecimentos pelas palavras e pelo relato e referencias. Fico feliz que tenha acessado o BLOG – por meio dele levamos matérias de interesse da sociedade como um todo, e que promovam o bem comum. Continue acessando, seja bem-vindo! E no site http://www.djanirafelipe.com.br tem links para os meus canais de rede. A minha segunda obra Viajante do Universo será lançada na Livraria Cultura, em 23 de outubro de 2015, e estará disponível no site da Livraria. Pelo BLOG ou SITE também há como fazer pedido, mas acredito que pela livraria será mais prático. Veja a melhor forma. E continue acompanhando. Abraço fraterno e poético ao seu coração.
      Djanira Felipe de Oliveira – Mulher que escreve. Mulher que faz. E sabe o porquê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: