HISTÓRIA DO DIA DA BANDEIRA

AMIGOS LEITORES, VAMOS RESGATAR O NOSSO DEVER CÍVICO DE HONRAR OS NOSSOS SÍMBOLOS NACIONAIS, NO CASO DESTA MATÉRIA – A NOSSA LINDA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA, QUE POR SI, JÁ RETRATA UMA PANORÂMICA DO NOSSO PAÍS, DA NOSSA NAÇÃO. EDUCADORES, VAMOS INCENTIVAR AS CRIANÇAS A OLHAREM O NOSSO BRASIL COMO UM PAÍS DIGNO DO POVO BRASILEIRO.  DJANIRA FELIPE DE OLIVEIRA – MULHER QUE ESCREVE. MULHER QUE FAZ.

BANDEIRA 1

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Normas

bandeiradobrasil 2Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

Dia da Bandeira

O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

– As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

– Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

 – Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

– A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Além da Bandeira Nacional do Brasil que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

Bandeira presidencial                                          vice-presidencial 

bandeira_presidencial 3bandeira_vice_presidencial 4


 

 

ACORDA BRASIL! UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_da_bandeira.htm

Anúncios

Publicado em 2015/11/19 12:01:42 AM, em Brasil, Escolas, História, HOMENAGEM, Rio de Janeiro e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Vanessa Nascimento Monteiro

    AtenciosamenteProf Vanessa Nascimento Monteiro

    Date: Tue, 19 Nov 2013 02:14:27 +0000 To: vanessanalista@hotmail.com

    • Obrigada pelo acesso e pela participação profª. Vanessa. Continue conosco, o nosso BLOG, é um canal com o foco no interesse da sociedade e no bem comum.
      Adm. Djanira Felipe de Oliveira – Mulher que escreve. Mulher que faz.

  2. muito bom o resumo para pesquisa de trabalho

    • Ficamos felizes que tenha gostado Tacinea. Continue conosco porque o nosso canal de comunicação é sério e postamos matérias de interesse da sociedade e em prol do bem comum. É feito com atenção dedicada a todos vocês.
      Abraço Fraterno ao seu coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: