PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA DO ELEITOR

AMIGOS LEITORES E ELEITORES,

A PARTIR DESTA DATA VAMOS POSTAR MATÉRIAS SOBRE O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO, OU SEJA, DO CADASTRO DAS IMPRESSÕES DIGITAIS DOS ELEITORES BRASILEIROS.

DJANIRA FELIPE DE OLIVEIRA – MULHER QUE ESCREVE. MULHER QUE FAZ.

image_destaque_internoCom o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. A mais recente delas envolve a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou seja, do cadastro das impressões digitais dos eleitores.

A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais – e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro.

De forma pioneira, o recadastramento biométrico foi lançado com sucesso em três cidades de três Estados diferentes, com foco nas eleições municipais de 2008. Naquele pleito, os pouco mais de 40 mil eleitores de Colorado do Oeste – RO, Fátima do Sul-MS e São João Batista-SC foram identificados biometricamente.

Nas eleições gerais de 2010, mais de 1,1 milhões de eleitores de 60 cidades de 23 Estados participaram das eleições gerais após a identificação de suas impressões digitais. E no pleito municipal de 2012, a tecnologia alcançou mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de 24 Estados.

Em 2013, a Justiça Eleitoral iniciou a terceira etapa do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, com foco nas eleições gerais de 2014. A meta é recadastrar mais 16 milhões de eleitores até o ano que vem, para que cerca de 23,7 milhões de brasileiros de todos os Estados e do Distrito Federal possam ser identificados biometricamente no pleito que se aproxima.

LC/LF

http://www.tse.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico/programa-de-identificacao-biometrica-do-eleitor

AGUARDEM A PRÓXIMA POSTAGEM SOBRE O ASSUNTO. FIQUE ATENTO PARA NÃO PERDER O INÍCIO NO RIO DE JANEIRO.

Município do Estado do Rio de Janeiro em fase de recadastramento biométrico

Município

Data início Data final
Niterói 29.4.2013

31.10.2013

Publicado em 2013/11/03 12:01:51 AM, em Brasil, Cidadania, Inovação, Notícias, Política, Rio de Janeiro, Tecnologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: