DJANIRA FELIPE SABE QUAL É O VERDADEIRO PAPEL DO VEREADOR

As pessoas que acompanham o trabalho que vem sendo realizado no Blog: www.djanirafelipe.wordpress.com, leram, com certeza a série postada desde março de 2012, sobre as atribuições dos nossos políticos. A série segue a hierarquia permeando as três esferas do poder: Federal, Estadual e Municipal.

Entre os temas sobre o Governo do Estado e do Município, publiquei sobre o quarto tema, e, denominei: “A história dos VereadoresPrimeira Parte”, em 07 de abril de 2012, porque entendi necessário, ao pesquisar sobre os nossos Vereadores, aprofundar o conhecimento sobre o assunto, quando fiz uma releitura da história e percebi a importância do cargo, desde os seus primórdios. E, possivelmente, a maioria da população do Rio de Janeiro onde resido, de tanto ouvir falar mal dos nossos políticos acabam esquecendo-se de prestar atenção na atuação, e no valor destas personalidades na construção da história do legislativo.

É clara a falta de educação cívica e consciência política existente na sociedade como um todo. Contudo, percebe-se que os eleitores, atualmente, apresentam uma tendência para um “despertar” de que será necessário rever os critérios de escolhas para melhor exercerem o direito de eleger seus representantes. E para isso é importante que saibam pelo menos quais são as atribuições dos Vereadores.

Resolvi provocar a curiosidade de quem deseja impetrar conhecimento, da realidade do dia a dia de um Vereador, e ao pesquisar fiquei impressionada com a riqueza de conteúdo que temos historicamente sobre os nossos edis.

Encontrei fontes literárias que versam sobre o assunto e apresentam diversos títulos, mas, em síntese o que interessa ressaltar de fato é:

QUAL É O VERDADEIRO PAPEL DE UM VEREADOR?

  1. Legislar (Decretar, Estabelecer, Formular) é o primeiro e principal papel de um Vereador. Caberá ao Vereador criar, votar e rever as leis vigentes em âmbito municipal. Estas são funções vitais à promoção do Bem Comum.
  2. Caberá ao Vereador o papel essencial de criar e tomar parte nas Comissões Permanentes e Provisórias, que visam o acompanhamento das ações proeminentes da administração pública direta ou indireta por meio de concessões públicas. E são referentes às diversas áreas e uma das finalidades é a de defender os interesses dos cidadãos, que têm o direito de participar das audiências públicas, principalmente, quando o assunto em pauta for o de seu interesse.
  3. É essencial o papel do Vereador na Aprovação da Dotação Orçamentária do Município, Fiscalizar, e Acompanhar a sua utilização, pelo Executivo, visando a evitar desvios de valores das rubricas para as quais os valores são destinados.

Vale ressaltar ainda, que estamos numa nova era, e que os Vereadores modernos interagem com a sociedade, via internet, via gabinete itinerante, visitas, nas quais identificam às necessidades e podem definir o encaminhamento para a solução dos problemas identificados por ordem de prioridades, por meio de mecanismos de gestão de processos administrativos. Além disso, o Vereador poderá atuar na elaboração de projetos e projetos de lei.

Sou uma cidadã que tenho orgulho de ser brasileira, tenho amor pelo Rio de Janeiro, Cidade na qual estruturei a minha vida há mais de trinta anos. Além disso, tenho plena consciência do significado das palavras Nação, Cidadania, Defesa e Solidariedade. E sou sabedora dos meus direitos, deveres, obrigações e, principalmente, da força que emana do povo para qualquer tomada de decisão, inclusive, nos assuntos pertinentes ao bem comum.

Pense e procure conhecer a pessoa para a qual destinará o seu voto. E acompanhe o desenvolvimento das atividades do seu candidato durante a legislatura.

Participe! Vote Certo! Faça a Diferença!

Djanira Felipe de Oliveira, Administradora, Pós-graduada em Sistemas de Qualidade e Produtividade e Docência do Ensino Superior. Além disso, Consultora na área de Qualidade, Gestão de Processos e de Pessoas.

Candidata ao Cargo de Vereadora nas Eleições de outubro de 2012 pelo PRB/RJ, e Membro da Comissão Executiva do PRB Mulher Municipal.

 

Acessem o site: www.djanirafelipe.com.br

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2012.

Anúncios

Publicado em 2012/09/20 6:00:25 PM, em Brasil, Divulgação, Educação, História, Política, Rio de Janeiro e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: